O que você deveria cobrar, ou melhor, esperar, de um profissional de contabilidade?


Por Impar Contabilidade


Postado em 22 de maio de 2018 às 12:00



Durante toda a minha (nossa) experiência profissional um ponto frequentemente é levantado quando recebemos um contato de algum prospect ou de um cliente ativo: afinal, qual é a necessidade do cliente?


Para os brasileiros em geral, alguns pontos ajudam a explicar o por que tal pergunta é tão difícil de ser respondida:


Nossa legislação é muito burocrática: por mais que os Governos falem que estão simplificando seus processos;


Nossa legislação é muito complexa: não raro, existem Regulamentações que se mostram impraticáveis dependendo do tamanho da empresa, pelo seu custo e/ou complexidade, ao mesmo tempo em que muitas delas são contraditórias entre si;


Nossa carga tributária é substancialmente alta: existem atividades que, dependendo da opção tributária, chegam a ter 60% de carga tributária, dependendo do porte da empresa e de seu volume de faturamento;


A ferramenta contabilidade é confundida com a Ciência Contabilidade: a contabilidade se propõe a ser uma ciência indispensável para a gestão de qualquer indivíduo ou empresa, porém isso se baseia nos estudos que o profissional contábil é obrigado a fazer em relação à Legislação (societária, tributária, trabalhista, mercantil, etc.), bem como, na capacidade de transformar transações de qualquer natureza (sejam elas físicas ou intelectuais) em valores econômicos e financeiros. Ela se propões, portanto, a dar valor econômico e financeiro a tudo aquilo que foi realizado em termos de produção de um indivíduo ou empresa.


Os pontos acima são os que nos ocorrem, porém podemos citar inúmeros outros. O fato, no entanto, é:


O profissional de Contabilidade é, antes e acima de tudo, um especialista em questões Societárias, tributárias, trabalhistas, mercantis que, quando acionado no tempo correto, pode não só orientar sobre as melhores práticas e caminhos a serem adotados pelos indivíduos ou empresas, como em relação maximização de ganhos, ou, no pior dos casos, minimizar as perdas.


A vida econômica das empresas e dos indivíduos é construída no dia a dia; a forma como adquirimos bens, como pagamos por essa aquisição, bem como, a forma como vamos reconhecer essa riqueza em nosso patrimônio fará toda a diferença no momento em que quisermos ou tivermos que vende-la. Para o profissional de contabilidade, essa discussão nasce na compra.


Da mesma forma, uma parte considerável do que consumimos também pode nos trazer algum tipo de “benefício fiscal” (planos de saúde, despesas médicas, dependendo da atividade, gastos com veículos, etc). Da mesma forma, um profissional de contabilidade que possa participar da discussão antes do efetivo pagamento pode gerar ganhos tributários significativos a partir desses desembolsos.


Cada dia mais a espontaneidade vai perdendo espaço para o planejamento. Antes basicamente só as empresas se preocupavam com planejamento tributário, atualmente, indivíduos (e suas famílias) tem que ter essa mesma preocupação, sob pena de perder parte significativa de seus ganhos, de seu patrimônio, por não considerar os eventos futuros. Não adianta negar o futuro, ele acontecerá; os cenários que irão ocorrer podem e devem ser antecipados para podermos fazer o hoje com um pouco mais de segurança e tranquilidade.


Por tudo isso, quando falar com um profissional de contabilidade, procure por essas informações, procure se planejar e engajá-lo nesse planejamento e, em ele tendo espaço e oportunidade, você verá que quem irá pagar o honorário será ele próprio, através das economias geradas por esse planejamento.


O que pode parecer caro hoje, pode se provar um ganho de dimensões imensas no futuro.


Nós da Impar Contabilidade estamos preparados para assessora-los na apuração e obtenção desse parcelamento.


Contate-nos através dos canais abaixo para obter maiores informações:


Telefone: (71) 3258-9832
Whatsapp: (71) 99205-9274
e-mail: consultoria@imparcontabilidade.com.br


Buscando uma solução para sua empresa?

Questões societárias, tributárias, trabalhistas, mercantis que, quando acionado no tempo correto, podemos não só orientar sobre as melhores práticas e caminhos a serem adotados, como em relação maximização de ganhos, ou, no pior dos casos, minimizar as perdas.

Fale conosco

Para falar com a nossa equipe, preencha o formulário abaixo, ou ligue para (71) 3258-9832.

CONTATO
Av. Tancredo Neves, 2421 - Sala 1509 - Caminho das Árvores - Salvador/BA
+ 55 (71) 3258-9832 ou (71)99205-9274
Enviar uma mensagem